sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vem terminando o verão, o calor sai do coração...

É impressionante ver a mudança que ocorre no humor dos suecos com a chegada do verão. Aliás, eu acho que a felicidade começa com a primavera. Para mim que conhecia apenas duas estações, a seca e a chuvosa, foi impressionante ver ao vivo aquilo que os livros de geografia do primeiro grau da minha época (muito ruins, por sinal) tentavam nos ensinar: as características das 4 estações. Na primaveira as tulipas aparecem no começo e as outras flores no final. O verão, são 3 meses de férias. Muitas atividades elaboradas pela prefeitura da cidade para entreter os poucos que ainda se arriscam a ficar pela Escandinávia. Mas antes do povo entrar de férias vc vê a alegria estampada na cara de todo mundo. As pessoas voltam mais cedo para casa, vc vê gente na rua, todo mundo fazendo churrasco, pique-nique, os parques cheios no final de semana. É mesmo uma beleza. Para mim, uma surpresa ver que faz sol aqui e nessa época do ano, ele realmente esquenta.

Só para ilustrar, um dia de sol, fiz um pique-nique com minhas amigas no jardim botânico de Lund, um lugar muito bonito. Eu, como toda boa brasileira, achei que esse sol daqui não era de nada e não passei filtro solar, até porque estava com uma blusa de manga comprida onde só os ombros ficavam de fora. Além da primeira surpresa de realmente sentir calor, imagina a minha cara quando cheguei em casa e percebi que a única parte das minhas costas que ficou exposta estava quase roxa de tão vermelha. É, fiquei vermelha até na Suécia. Mas depois de toda essa alegria, no meio do verão, as pessoas simplesmente somem. Os alunos, a vida da cidade, viajam ou para encontrarem as famílias, ou simplesmente para terem algo divertido para fazer. A maior parte das coisas fecham, mas mesmo assim, tem como se divertir. Por exemplo, a gente comprou um cartão válido para os trens e ônibus da região por 3 meses para um número ilimitado de viagens por apenas 40 euros cada. A gente não conheceu toda a Skåne ainda, mas mesmo assim, valeu a pena.

Bom, oficialmente o verão já acabou, mesmo com alguns dias de sol, como hoje. Mas já é possível sentir frio de vez em quando e a capa de chuva passa a ser um acessório indispensável na vestimenta do dia a dia. Eu sempre dou sorte, quando fico com preguiça de calçar as botas de chuva, chove. Talvez eu mande um par de botas para Brasília e faça um experimento, quem sabe não chove por lá? Bom, voltando ao clima o outono é realmente aquele das ilustrções com as folhas caindo. Não diria apenas caindo, e sim, despencando. Tem pilhas de folhas por todo lado. Acho que os suecos só limpam as ruas onde passam carros pois pelas cilclovias e passagens de pedrestes é comum adarmos enfiando os pés nas folhas e escorregando ao pisar nas sementes caídas (nöter, se me lembro bem o nome em sueco). O sol também vai embora mais cedo, lá pelas 8 horas da noite.

Mas isso não é ruim, ou pelo menos não o tanto que eu esperava, mesmo tendo o aquecimento ainda desligado nessa época. O que eu achei chato mesmo é ver toda aquela alegria e tranquilidade indo embora da face das pessoas. Os alunos voltaram e muitos são bastante diferentes do clima habitual da cidade, calmo e tranquilo. Vejo a toda hora algum maluco super rápido de bicicleta sem usar a buzina para avisar que está passando. Eles tiram cada fino que vc tem vontade de jogar uma pedra só para ver se assusta o cara do mesmo jeito que ele te assustou. Os carros também voltam às ruas e o trânsito fica louco. Sim, porque Lund não tem ruas largas mesmo tendo ônibus enormes. E eu ouvi outro dia algo que até me fez lembrar o Brasil: buzinas impacientes para um cara sair mais rápido do sinal verde para ficar parado 5m adiante. Até a biblioteca está cheia e estressante. Acho que por isso fiquei mais chocada ao ver um doidinho surtando lá dentro. Será que o outono é a estação do stress? Todo mundo triste porque não tem mais férias e tem que voltar ao trabalho? Ou será que é a volta do frio e da chuva? E se o outono for assim o que me dira do mal falado "vinter".

4 comentários:

  1. Deve ser a estação da depressão. Alegria no verão, stress no outono, depressão no inverno e tesão na primavera.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal! Adorei o blog de vcs! Estou indo para Uppsala(se tudo der certo...ou não..)agora no fim de outubro, e ficarei por 2 meses, estou um pouco preocupada com o frio e meu inglês! Será que podia sugar umas dicas de vcs?! Abração!
    Débora

    ResponderExcluir
  3. Oi, Debora! Vou pedir para o Marcos escrever um post sobre isso. Ele que sofreu todos os trâmites burocráticos para chegar até aqui. Se bem que nesse post http://slowlifenasuecia.blogspot.com/2011/03/burocraciaveryvery-slow.html ele explicou como funcionam algumas coisas por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Bem legal o post, não fazia idéia de toda essa lentidão! Mas eu acho que de burocracia já estou meio resolvida! Tô com medo mesmo é do frio, pro outono, só com aqueles casacões gigantes de neve? Comprar por aí sai muito caro? Se prefirir pode me responder pelo emai: deboramesmo@ig.com.br
    Valeu!

    ResponderExcluir