sábado, 27 de agosto de 2011

Doutorado de Tolo

Eu sei que o blog foi criado para falar sobre a vida aqui na Suécia, mas vou aproveitar para falar sobre o famoso doutorado. Alias, as vezes eu fico me perguntando, por que cargas d'água eu resolvi fazer um doutorado. Eu até tento encarar esse troço como um emprego, mas não sei se é uma boa idéia porque eu me sinto muito mal pago, mas ao mesmo tempo não tenho mais aquela visão sonhadora sobre doutorado, academia e etc. Até tem seus pontos altos, mas no caso do meu toda vez que tenho uma notícia boa vem logo uma ruim para te botar para baixo. No meu caso depois de finalmente conseguir uma semana de bons resultados no laboratório e alguns “breakthough” no R (vai fazer análise de GIS em R, ninguém merece, mas agora consigo até plotar o mapa do brasil entre outras coisas). Ai recebo um e-mail sobre um artigo que publiquei (eba!) cobrando 1200 doláres :(. Isso me irritou profundamente, além de trabalhar que nem um doido para ter que publicar um artigo eu ainda tenho que pagar vai t#$% no c$. Ah Debinha a revista é Americana talvez você se divirta com esse fato. Para melhorar a situação eu fico sabendo sobre a cobrança depois que o artigo foi publicado e impresso na revista, e agora José? Tipo os caras nem para mandar a conta no hora de assinar o copyright, gente boa demais eles? Eu mandei dizer que não tenho essa grana, será que meu nome vai para o SERASA acadêmico? Será que agora com nome sujo na praça não vou mais conseguir publicar nem nas revistas que não cobram?

Será que é por isso que os brasileiros não conseguem publicar tanto, essa revista é qualis A e ai CAPES fiz minha parte vocês vão pagar a conta.

“Good Lord Doctorate thesis how you frustate me”


segue uma letra do Raul modificada por mim para ficar mais pessoal. A música é ouro de Tolo.



Eu devia estar contente

Porque eu tento ser doutor

Sou dito estudante respeitável

E ganho 11 mil coroas

Por mês...


Eu devia agradecer ao Senhor

Por ter tido sucesso

Na vida como estudante

Eu devia estar feliz

Porque consegui comprar

Um MacBook 2006...


Eu devia estar alegre

E satisfeito

Por morar em Lund

Depois de ter passado

Estresse por dois anos

Na Inglaterra....


Ah!

Eu devia estar sorrindo

E orgulhoso

Por ter finalmente publicado na vida

Mas eu acho isso uma grande piada

E uma tanto quanto ilusória...


Eu devia estar contente

Por ter conseguido

Publicar o meu mestrado

Mas confesso abestalhado

Que não sabia que ia custar tão caro...


Porque não foi fácil conseguir

E agora eu me pergunto “Pra que”

Eu tenho uma porção

De coisas bem melhores para conquistar

Do que um nome num pedaço de papel....


Eu devia estar feliz pelo Senhor

Ter me concedido o R

Pra fazer minhas análises

Sem ter que pagar ninguém

Ou fazer pirataria...


Ah!

Mas que sujeito chato sou eu

Que não acha nada engraçado

R, artigo, doutorado,

bolsa, laboratório

Eu acho tudo isso um saco...


É você olhar no espelho

Se sentir

Um grandessíssimo idiota

Saber que é um acadêmico ridículo,

Pobre, futuro desempregado

Que não sabe de onde vai

Vim a próxima bolsa...


E por ai vou para por aqui pois tenho uma festinha de despedidas das amigas da Drica para ir e preciso melhorar o meu humor.

2 comentários:

  1. Tá difícil, né. Fazer doutorado/mestrado já é difícil, com gente explorando então...

    ResponderExcluir
  2. Você paga 1200 doletas para dar conteudo para a revista deles? Quando a gente acha que ja viu de tudo....

    ResponderExcluir