sexta-feira, 25 de março de 2011

O frio: amor e ódio.

Bom acho que eu devo ter reclamado ou falado muito sobre o frio, pois desde o meu primeiro post, todo mundo me pergunta como está o frio. Realmente o frio foi um choque para mim. Saí do Brasil passando mal de calor. Por mais que tivesse colocado a maior parte da roupa de frio dentro da mochila para trocar no avião, não dava para carregar a calça jeans e a bota na mochila. O aeroporto de Brasília não tem ar condicionado (ou parece não ter) o que piorou minha situação. Mas as pessoas que iam embarcar no mesmo voo estavam mais ou menos vestidas como eu, então fiquei tranquila.

Quando chegou perto de Lisboa, o povo começou a fazer o que o Rená me aconselhou: colocar a malha de frio dentro do avião. Foi um pouco complicado trocar de roupa naquele banheiro minúsculo, mas foi realmente melhor do que ter algum problema ainda em Brasília por causa do excesso de roupas. Mas havia uma diferença básica entre mim e os outros: meu casaco era absurdamente grande, de pena. Eu via as suecas/dinamarquesas com casacos bem mais sutis e cachecois escandalosamente grandes. Fiquei com medo de estar exagerando, mas pensei "elas estão acostumadas com o frio, eu não".

E foi exatamente isso que eu senti quando saí do subterrâneo, do metrô, em direção ao hotem, no bairro de Nyhavn - o frio mais frio que todo frio que eu já havia sentido. Mais frio do que andar de moto de madrugada pela ponte do Bragueto. Mas fiquei feliz, poi o hotel era perto da estação de metro ;). Mais tarde, fomos jantar e dar uma volta pelo bairro. Não sei se vcs perceberam, mas Nyhavn é um canal que dá para o mar. Eu estava sentindo frio, mas quando vi o mar congelado, fiquei desesperada. "Cara, tá tão frio que congelou o mar!" E era uma camada de gelo relativamente grossa. Tinham várias garrafas de cerveja em cima do gelo. Esse momento de desespero onde rimos por não podermos chorar, rendeu essa foto:



O Marcos tentou me confortar, dizendo que todos falavam que Copenhague era mais fria do que Lund, mas não deu muito certo, depois que ele tirou a foto eu falei "vamos comer em qq lugar, mas tem que ser agora!". Claro que o chilique tinha outra razão de ser, que eu vou ilustrar com um vídeo:



Depois que eu voltei a ser eu mesma comecei a pensar que o frio tinha coisas boas, como entrar em casa no quentinho, por exemplo. Mas ainda pairava uma dúvida cruel em minha mente "Como as pessoas podiam viver num lugar daqueles? Psychovikings?" Depois de quase um mês aqui eu descobri outras vantagens e desvantagens do frio que vou contar pra vcs:

VANTAGENS: quase não transpiramos e isso é uma vantagem para quem gosta de fazer exercícios. Por consequência, andar de bike tbm é algo viável. Vc não vai chegar no trabalho fedendo que nem um porco pq não transpira tanto. Eu particularmente tenho gostado mais de andar. Minhas pernas doem menos, eu ando mais rápido e canso menos. O cabelo fica divino e as roupas de inverno podem ser bem elegantes quando vc aprende a se vestir para o frio.

DESVANTAGENS: a sua pele fica um lixo, o frio resseca a mão, os pés, a pele... Só o cabelo fica bom mesmo. Seu nariz escorre sem sua autorização, vc tem que usar algo na cabeça e se fizer a mesma besteira do que eu, vai comprar uma touca linda de cashemere que coça horrores. Já é difícil sair de casa, quando chove então... a menos que vc tenha um compromisso formal, vai querer assistir tv, nem que seja em sueco (o bom é que eu posso usar isso como desculpa, afinal, a professora de sueco falou pra gente praticar, nem que fosse vendo TV). E a paisagem da cidade: cenário perfeito para qualquer filme de terror. Já pensei até no roteiro. Quando venta vc acha que vai ser congelado, a sensação térmica diminui sensivelmente.

Mas de qualquer forma, como a Lucy disse uma vez, as pessoas aproveitam bem mais o sol e o clima bom, afinal, elas quase não tem isso.

2 comentários:

  1. ahahahahahahahah
    Adorei o vídeo!!!
    também me sinto assim com fome... Fico completamente indócil!

    Beijocas!! E espero que o frio tenha melhorado...

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa noite
    Me chamo Daiana, faço doutorado aqui em São Paulo e estou embarcando pra Suécia o mês que vem..vou fica 6 meses...gostaria de saber se podemos entrar em contato, pra vc me passar algumas dicas.
    meu e-mail é daiana_zoo@yahoo.com.br
    Abraços
    Aguardo um retorno..

    PS: parabéns pelo blog, me diverti muito...vc tem um ótimo senso de humor!!

    ResponderExcluir