domingo, 27 de março de 2011

Beverage Schedule

Talvez a maioria de vocês já saiba disso, mas para alguns vai ser uma novidade. Aqui na Suécia a venda de bebida alcóolica é restrita e no supermercado você só consegue comprar cervejas com até 3.5% de álcool e os bares um pint custa em torno 20 reias. Ou seja, para comprar bebida de verdade por um preço razoável você precisa ir na lojinha do governo chamado de “Systembolaget”, tradução para o português é “companhia de sistema” vai entender.

Há algumas vantagens e desvantagens do governo sueco ter o monopólio da venda de bebidas alcóolicas. Uma vantagem para os tomadores de vinho é que os vinhos aqui são bem mais baratos do que no Brasil, inclusive os vinhos chilenos e argentinos, pois eles devem conseguir um bom desconto dos vinhedos já que devem comprar toneladas de uma só vez. Entretanto, para os apreciadores de cerveja como eu, a cerveja não é tão mais barata do que no Brasil e infelizmente a variedade não é muito grande, mas ainda assim é muito maior do que no Brasil. Eu particularmente gosto das Ales e já encontrei uma Indian Pale Ale muito boa, mas custa em torno de 5 reais o pint. Para se ter uma idéia a gente tomou um Bourjelais por menos de 20 reias (em torno de 16 reais), logo percebe-se que compensa mais tomar vinho, ainda mais que a gente está vivendo apenas com a bolsa da CAPES no momento, que infelizmente não é lá essas coisas (ouviu DILMA!) e é menos do que uma bolsa de doutorado sueca.

Mas voltando ao assunto da lojinha. Bom a minha primeira visita a lojinha foi um pouco chocante. A ida iniciou com um certo medinho, será que vão pedir o meu passaporte? Será que vou ter que apresentar as minhas digitais? Qual deve ser o limite de álcool que eu posso levar comigo? Bom ao chegar na entrada da lojinha eu quase fui atropelado por vários suecos que entravam na loja meio desesperado, pensei comigo mesmo, vai ver que a loja deve estar fechando e tal, então fui olhar o horário. A loja abre de segunda a quarta das 10:00 até as 18:00 (ou seja nada de trabalhar até o fim do expediente se você quiser comprar uma cerva para levar para casa); quinta e sexta da 10:00 as 19:00 (vai ver que foi necessário um pouco mais de flexibilidade senão ninguém ia ficar na sexta até 18:00 no trabalho, jamé); e no sábado ela abre das 10:00 as 15:00 (porra sacanagem, eu preciso então saber o quanto vou beber no fim de semana assim que eu acordo no sábado!). Para minha sorte a loja ainda ficaria aberta umas duras horas, respirei fundo e fui atrás de cerveja.

Ao entrar na loja você percebe uma certa agitação das pessoas, o engraçado é que elas meio que já sabem onde estão as biritas delas, ou seja nada de ficar olhando com calma pesquisando e tentando descobrir o que o seu paladar vai querer beber. Eu particularmente me senti meio envergonhado ao entrar na loja, me senti meio alcoólatra um junkie querendo comprar substâncias controladas pelo governo, fiquei pensando “será que eles vendem GIM VICTORIA”. Bom vamos lá né, como um bom Lima, aproveitei para comprar um vinho Sul Africano e uma Pale Ale (essa só para iniciar a noite). Peguei uma enorme fila vi os suecos com caixas de cervejas e muitas garrafas de vinho, então creio que você pode levar o quanto quiser de uma só vez, ou consegue carregar. O cara do caixa falou "Hej" pediu e grana e pronto. Eba! Nada de mostrar passaportes ou testes de digitais. Ao sair da loja fiquei pensando, porque tantas camêras. Putz vai ver que agora estou no sistema sueco de segurança alcóolica, agora devo fazer parte do “systembogalet”.

Agora como sou bonzinho vou ensinar vocês a pedirem cerveja aqui:

Var så god en öl (pois somos educados né)

querendo duas "två öl"

querendo seis tenha cuidado pois é "sex öl"

"sju öl" é o q pessoal?



2 comentários:

  1. Huahauahauhaauaha ai Roca! Ri muito! Seus junkies!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que tá fácil tomar uma cerva aqui, a gente vai demorar uns 4 meses pra conseguir "tjugo ölen".

    ResponderExcluir