sábado, 9 de abril de 2011

Licença para pedalar

Bom estou aqui tomando uma guiness de baixo teor álcoolico (3.5%) porque eu e a Drica não conseguimos nos organizar para comprar bebida no "System Bolaget" e como o nosso sábado está sem nenhuma noitada planejada, resolvi blogar enquanto a Drica tenta enteder o Francês da pantera cor de rosa, vulgo Steve Martin (me lembra a história do Akira, mas deixa para lá).

Bom resolvi contar algo muito peculiar que me aconteceu essa semana. Estava eu voltando do trabalho umas 18:00 horas escutando "I'm from Barcelona" tentando enteder o porque do nome dessa banda, quando de repente do nada sai um maluco do mato "Sluta, Sluta". Para minha surpresa na verdade o maluco era um policial, pensei comigo mesmo na hora, "putz a minha teoria de que pareço com um terrosita famoso deve ser verdade, lascou". Mas para minha sorte não era comigo ele parou uma menina tipicamente sueca que vinha de bicicleta. Bom fiquei curioso de saber o que havia acontecido e então fiquei observando o policial em ação. Ao olhar com mais calma reparei que no mato haviam mais três policiais e uma viatura e mais uma civil parado com sua bicicleta enquanto o policial conversava com ela.

Passou mais um ciclista e o policial parou ele também e percebi que o policial o levava para viatura, bom pensei que era uma gangue de "metralhas" em bicicletas, ou possivelmente ladrões de bicicletas. Como esse último ciclista era estrangeiro o polical estava falando em inglês com ele, e sem sacanagem ele disse o seguinte...
"your tail light is not working"
"you know that this is a problem right" e por ai vai.

ACREDITE SE PUDER, e olha que não estou na Nova Zelândia e não sou o Jaca Paladium, mas era uma BLITZ DE BICICLETA!!!!! Aqui todo mundo anda de bicicleta e tem regras para você poder andar de bike aqui. Bom vc precisa ter um farol vermelho na traseira da bike ou nas suas costas e na frente uma luz branca. Além das luzes cada roda da sua bike tem que ter dois refletores. A falta ou a não funcionalidade desses equipamentos na sua bike enquanto vc estiver pedalando (agora entendo porque aqui a galera leva a bike para passear) te dar uma multa. Cada luz não funcional acareta em uma multa de 500 kr. Alias aqui vc precisa também avisar se vai virar quando está na bike, mas me disseram que estudantes tem direito a descontos nas multas (tudo bem que a informação venho de um site wiki).

Deixando a blitz de lado, os suecos levam transporte público muito a sério e tentam te dar o máximo de opções possíveis para vc não ter que usar carro, alias o preço de carro aqui é bem parecido com o Brasil. Uma das opções é a bike e portanto eles dão um jeito do trânsito ser seguro para os ciclistas, sendo assim aqui tem ciclovias para todo o lado (inclusive entre as cidades, para não ter que pedalar no meio da rodovia) e a bike funciona como se fosse uma moto. Você tem que andar de acordo com as leis de trânsito, tipo parar no sinal vermelho, dar seta com a mão e tal. O mais legal são os diferentes acessórios de bike que rolam, além da clássica cestinha, rola a bike com caderinha para levar criança, a bike com carrinho acoplado, inclusive o carrinho é fechado para proteger seu bacurizinho da chuva e do frio, canos que acoplam mini bikes na sua para sue bacurizinho e pedalando junto contigo e por ai vai, aliás eles colocam um protetor de banco para vc não molhar o bubum. Esse negócio de bike é tão sério que 30% das pessoas vão para o trabalho em Copenhagen de bike, eu não sei os números daqui da Suécia mas creio que deve ser parecido. Alias lá não existe trânsito na hora do rush (tudo bem que a cidade tem apenas 1.5 milhões de habitantes), pois 50-60% das pessoas vão para o trabalho de ônibus e mêtro.

Não vou mentir para vocês o transporte aqui é caro, até os suecos reclamam do preço, para se ter uma ideia para ir para Malmö, que é 10 minutinho no trem, eu e a drica com desconto de casal e do cartãozinho pré-pago que também dá 20% de desconto pagamos 60 kr, ida e volta 120 kr (mais ou menos 25 pila). Se fossemos sozinho 42 kr para ir e 84 ida e volta. Mas o lado bom é que o trem e o baú está sempre na hora é quentinho, perfumado e confortável. Inclusive o esquema é tão organizado que até as paradas de ônibus aqui tem nome, portanto é muito fácil de se locomover, pegar ônibus é igual a um mêtro, porque eles falam "Nästa Station Prästbergavägen". Vc entra no site skånetrafiken pede para ir de x a y eles te dão o número do ônibus a hora e se o ônibus esta atrasado ou não, alias se o baú chegar antes da hora prevista ele fica lá esperando. Outra coisa a gente tá no interior mas tem ônibus e trem para tudo quanto é canto e durante a semana tem a cada 5/10 minutos, com o último ônibus saindo umas 2 da manhã, ou seja não precisamos de carro e o melhor posso beber a vontade que vai ter como eu chegar em casa de maneira quentinha, até porque a minha "metade melhor" por mais pequeninha que seja me consegue levar para casa.

Hey då!


3 comentários:

  1. Agora eu entendo o seu medo de andar de bike. Não é pq vc não sabe, mas não sabe andar de bike aqui na Suécia. Pelo menos o meu carrinho de compras não precisa de faróis. Será? Acho que vou checar.

    ResponderExcluir
  2. Po, eu tive uma experiência parecida com essa em Portland nos EUA... inclusive com "aulinha" do maluco que alugava a bike do que fazer e em caso de merda falar que era turista pros policiais...
    Aqui em Brasília era super tranquilo ter ciclovias e tudo mais... como não tem (e assim que parar de chover) eu vou pro trabalho de bicicleta competindo com os pedestres pela calçada...
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Eita, igual que nem o Brasil, né?!
    ehehehehehehehe
    Pô, mas muito legal esse lance das bicicletas e dos ônibus!!

    Beijocas para vcs!!

    ResponderExcluir