Nós estamos morando na Suécia, mas a 40min de trem de Copenhague, na Dinamarca. A proximidade foi uma desculpa para as mais de 5 visitas que já fizemos a cidade. A mais bonita (até então) da Europa, segundo o Marcos. Muitas das vezes que vamos a Copenhague é para pegar alguém no aeroporto, ou visitar brasileiros que menosprezam Lund. :P Para eles! Lund é massa!
A questão é que sempre que voltamos de Copenhague, nossa conta bancária leva um susto. Sabe como é, duas pessoas vivendo com apenas uma bolsa de dourado, tem que levar as despesas na rédea curta. Anotamos TODOS os gastos numa planílha. Guardamos todos os comprovantes de gastos para não perdermos nada de vista. Mas mesmo assim, Copenhague sempre quebra as nossas pernas.
Durante muito tempo pensamos que isso acontecia porque a coroa dinamarquesa valia mais do que a sueca, só que mesmo tentando nos prevenir e dividindo os preços por três em vez de quatro, como fazemos aqui na Suécia, ainda ficávamos sem grana. Eu comecei a atribuir isso ao fato de Copenhague ser uma cidade cara, o que é praticamente um concenso. E desde então, fazemos o máximo para evitar passar por lá. No máximo, uma volta rápida, dentro do trem, em direção ao aeroporto.
Mas recentemente, quando levávamos mais uma trupe de brasileiros/ingleses para conhecer a capital dinamarquesa, com medo de ficar no vermelho, descobrimos o motivo do rombo. A Dinamarca cobra 3% de imposto no valor de cada compra feita com um cartão de crédito ou débito não dinamarquês. Pode? Mesmo com todas as parceirias entre a Skane e Copenhague, não tem como nosso cartão do banco ser considerado dinamarquês. Voilà, descobrimos o furo. Além de pagarmos 1/3 a mais por causa da diferença entre a coroa sueca e dinamarquesa, pagamos 3% a mais em cada compra.
Depois dessa desagradável surpresa, ainda notei que as mesmas lojas que tem em Lund e em Copenhague, lá na Dinamarca, cobram descaradamente mais caro pela mesma roupa. E nem tem a preocupação de mudar ou apagar o preço sueco da etiqueta. É, parece que Copenhague de novo, só se for para o Kastrup, o aeroporto.
Uma dica para quem está pensando em conhcer Copenhague: leve dinheiro em espécie e evite ao máximo usar seu cartão de crédito ou débito.
Minha afilhada está embarcando num navio a trabalho no dia 04/09 em Copenhagen. Sua chegada será em 03/09,às 14:25hs e pretende levar coroa dinamarquesa para pequenos gastos de algumas horas. Não temos ideia de quanto deve levar e o que dá para comprar: por ex: um sandwich, uma coca, salgadinhos. Será que vcs podem ajudar?
ResponderExcluirEu acho que 200 coroas dinamarquesas são suficientes para almoçar algo. Espero ter ajudado. ;)
ResponderExcluir